HORA CERTA

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Amor é inefável

27/04/2013
É difícil definir o amor, pois, quando o definimos ele deixa de ser amor. Segundo Marie-Dominique Philippe “O amor ultrapassa tudo o que se pode dizer dele, porque o que se diz dele não é mais amor”. Amor é inefável.
Só o conhecemos plenamente vivendo dele. Ninguém é capaz de dizer o que sente quando ama. Sentimos impotentes diante de tal sentimento. Não conseguimos dizer, apenas vivemos. E só pode dizer que sabe o que é o amor àquele que ama e deixa ser amado.
Nem a palavra amar, nem o mandamento de amor são novos, o Primeiro Testamento já faz referência a ele, (cfr. Lv 19,18). O novo está em amar como Jesus, a novidade está no amor de Jesus conhecido, experienciado pelos seus discípulos/as. Esse mesmo amor é o que os capacita, capacita-nos para amar do jeito dele.
Vivemos num mundo em que o tecido social sangra por diferentes tipos de violência, social, econômica, armada, étnica e até religiosa! Assistimos horrorizados os diferentes massacres que acontecem em diferentes partes do nosso mundo;
É um desafio grande, mas não impossível. E muitos são os que, ao longo dos séculos testemunharam que é possível. Por isso vivamos com ousadia este mandamento: Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros, para continuar a revolução do Amor de Jesus de Nazaré.
 
Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário