HORA CERTA

domingo, 17 de março de 2013

INSTITUTO SANTO EXPEDITO
QUARENTA ANOS TRABALHANDO PELA FORMAÇÃO DE TEÓLOGOS, FILÓSOFOS E CIENTISTAS DA RELIGIÃO.
QUARENTA ANOS TRABALHANDO PARA PROVER PARÓQUIAS , CÁTEDRAS DE ENSINO RELIGIOSO E CAPELANIAS MILITARES VACANTES "Assim diz o Senhor: Executai o direito e a justiça e livrai o oprimido das mãos do opressor" (Jer 22,3)
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
A LEI DO CELIBATO - REBANHO SEM PASTOR.
Há quarenta anos atrás, especificamente no mês de julho de 1965, nascia o Instituto Santo Expedito, fruto do ideal de um grupo de leigos católicos, inconformados com a falta de ministros religiosos para apascentar o rebanho católico de Belém e do Estado do Pará. Sem padres e ministros religiosos leigos em número suficiente para apascentá-lo o rebanho vagava sem pastor, tornando-se presa fácil das igrejas evangélicas.
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
A CAUSA DA FALTA DE PADRES NA IGREJA CATÓLICA DE RITO OCIDENTAL
No primeiro milênio do cristianismo, o número de padres era muito superior às necessidades da Igreja. A carência de padres entrou na Igreja com a aprovação e promulgação da Lei do Celibato, no ano de 1.123 dC, pelo I Concílio de Latrão. Esta lei, embora promulgada por um concílio para vigir em toda Igreja, no mundo todo, só foi adotada pela Igreja Católica Latina (estabelecida nos países da Europa e África). A Igreja Católica Oriental (estabelecida nos países asiáticos) recusou-se em adotá-la, por considerá-la arbitrária e violadora dos direitos da pessoa humana.
Em razão disto, a Igreja Católica passou a contar com padres solteiros nos países do Ocidente ( Europa , Ásia e posteriormente Américas ) e com padres casados no Oriente ( países asiáticos). Como forma de manter a lei do celibato no Ocidente, a Cúria Romana proibiu os bispos do Oriente a ordenarem padres casados no Ocidente, bem como os seminários de ensinarem sobre as Igrejas Católicas Orientais. No Brasil, como exemplo, as paróquias pessoais formadas por imigrantes de países do Oriente ( melquitas, maronitas, armênios e ucraniana), somente podem ser providas por padres solteiros. A Igreja Católica Latina proibe o exercício do ministério religioso no Brasil de padres casados orientais, mesmo que eles sejam de nacionalidade brasileira.
O resultado da lei do celibato pode-se sentir estatísticamente : A pastoral exige um padre para cada grupo de mil fíéis. No Brasil esta proporção hoje é de um padre para cada 15 mil fiéis. A Lei do Celibato atingiu seu objetivo.
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
NÃO FALTAM PADRES NA IGREJA CATOLICA DE RITO ORIENTAL
No Oriente jamais houve falta de padres, desde a fundação da Igreja em 30 dC até os dias atuais. A proporção padre/fiéis é de 1/1000, o previsto pela necessidade pastoral.
No década de 60, a falta de teólogos - padres e ministros religiosos leigos no Pará era tão grande que a Arquidiocese de Belém se socorria de missionários estrangeiros para prover grande número de suas paróquias. Era comum encontrar-se vigários italianos, portugueses, espanhóis , poloneses, alemães, americanos e outras nacionalidades.
Estes missionários, aqui chegando, enfrentavam problemas de toda ordem. Além da língua e os costumes, eles eram afligidos pela saudade da família, dos amigos e do torrão natal.
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
----------------------===---------------------------------------------------
CAPELANIAS MILITARES PARAENSES VACANTES.
As capelanias militares situadas no território paraense estavam vacantes. O rebanho militar vagava sem pastor. Não havia teólogos padres e ministros religiosos leigos para provê-las e os missionários estrangeiros não podiam fazê-lo, já que a Constituição Federal exige a nacionalidade brasileira nata para a investidura no cargo de oficial capelão – militar.
Assim, as unidades militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícias Militares e Corpo de Bombeiros-Militares situadas no território da Arquidiocese de Belém, ficavam sem receber nenhum tipo de assistência religiosa. O Arcebispo de Belém, um homem verdadeiramente comprometido com a evangelização de seu rebanho, sempre se preocupou com a assistência religiosa dos fiéis militares. Ele próprio ia aos quartéis celebrar missas, crismar e fazer palestras, já que não tinha padres para se incumbir de tais tarefas.
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
----------------------------------------------------------------------------
CÁTEDRAS DE ENSINO RELIGIOSO
Na década de 60 não havia Quadro de Magistério Religioso nas Secretarias Estadual e Municipal de Educação. . Esta disciplina era ministrada por professores de outras disciplinas , a título voluntário, portanto sem remuneração. Tal fato angustiava o Sr Arcebispo.
O Instituto Santo Expedito conseguiu sensibilizar o Governador do Estado Cel Alacid Nunes para o problema, que baixou um Decreto criando o Quadro de Magistério Religioso no Estado do Pará, por sinal , o primeiro Estado tratar o ensino religioso de forma profissional.
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
AJUDAR O PRÓXIMO MAIS PRÓXIMO. NASCE O INSTITUTO SANTO EXPEDITO.
O Instituto Santo Expedito foi criado com o propósito de ajudar o Arcebispo Metropolitano de Belém a concretizar seu sonho de prover todas as paróquias, cátedras de ensino religioso e capelanias- militares vacantes situadas no território paraense.
Portanto, o problema gerado pela crônica falta de teólogos na Arquidiocese de Belém e o desejo sincero de ajudar o Arcebispo em seu santo propósito de prestar assistência religiosa aos fiéis civis e militares, foi o caldo de cultura em que germinou e cresceu o Instituto Santo Expedito.
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
O INSTITUTO SANTO EXPEDITO AJUDA O SR ARCEBISPO A FORMAR E ORDENAR CINQUENTA DIÁCONOS PERMANENTES.
Na área de ordenação de homens casados, o Instituto Santo Expedito ajudou a Arquidiocese de Belém a formar e ordenar cinqüenta diáconos permanentes casados e solteiros;
Na área militar, o Instituto Santo Expedito conseguiu motivar dezenove teólogos a se inscreverem e ser aprovados nos concursos públicos de admissão à carreira de oficial capelão militar das Forças Armadas e Auxiliares. Dezenove capelanias militares vacantes foram providas com estes capelães militares. Dezoito dos dezenove oficiais capelães- militares incentivados pelo Instituto Santo Expedito e apresentados pela Arquidiocese de Belém são teólogos-padres e um, teólogo ministro-religioso leigo, casado, por sinal, o primeiro e único oficial capelão- militar leigo casado em toda Igreja Católica Latina . Presentemente, ele ocupa o cargo de major- capelão de sua Corporação Militar em Belém do Pará.
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
Todos os dezenove oficiais capelães – militares referidos são oficiais superiores, do serviço ativo ou da reserva-remunerada de suas instituições militares;
Na área teológica, o Instituto Santo Expedito colaborou na implantação do primeiro curso superior de teologia, fora dos muros de um seminário. O Curso de Teologia da UFPa funcionou por quatro anos, formando mais de uma dezena de padres , em regime de externato, além de muitos diáconos permanentes e professores do magistério religioso ( que fizeram complementação pedagógica).
Mais do que formar padres , diáconos e professores do ensino religioso , este curso veio provar que o Brasil é um celeiro de vocações. Que a falta de padres nada tem a ver com falta de vocações sacerdotais, destruindo um mito construído ao longo dos séculos pelo ensino oficial da Igreja.
Deste curso saíram a maioria dos cinqüenta diáconos permanentes da Arquidiocese.
Em razão do fechamento do Curso de Teologia da UFPa, o Instituto Santo Expedito manteve contatos com a Reitoria da UNAMA e foi criado o CURSO DE TEOLOGIA DA UNAMA, que formou sessenta teólogos de ambos os sexos.
Entre seus diplomados saiu o primeiro oficial capelão - militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará .
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
O nome dos sessenta teólogos pode ser acessado neste site na pagina CONCLUINTES DE CURSOS DE TEOLOGIA.
INSTITUTO SANTO EXPEDITO AJUDA NA CRIAÇÃO DO CURSO DE CIENCIAS DA RELIGIÃO DA UEPa.
Na área de ciências da religião, o Instituto Santo Expedito teve papel singular na criação deste curso, regular, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará, ministrado pela Universidade Estadual do Pará ( UEPa), o qual já formou três turmas de cinqüenta alunos cada.
A exemplo do ocorrido ao tempo do Curso de Teologia da UFPa, o número de inscrições para o vestibular deste Curso é verdadeiramente enorme, chegando o número de dez candidatos para cada vaga ofertada.
A relação dos concluintes de teologia pode ser acessada neste site na página
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
CONCLUINTES DE CURSOS DE TEOLOGIA
INSTITUTO SANTO EXPEDITO AJUDA A FIRMAR CONVENIO COM A UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ PARA VALIDAÇÃO DE DIPLOMAS DE CURSOS LIVRES DE FILOSOFIA DE PADRES ROMANOS E ORTODOXOS .
Um curso intensivo de Ciências da Religião foi ministrado pela Universidade Vale do Acaraú no qual se matricularam cinqüenta padres católicos romanos e um ortodoxo. Eles revalidaram os seus cursos livres de filosofia, ministrado no Seminário Arquidiocesano de Belém;
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
INSTITUTO SANTO EXPEDITO APROVA PROJETO DE LEI DE ASSISTENCIA RELIGIOSA NAS FORÇAS MILITARES ESTADUAIS.
No campo político, o Instituto Santo Expedito teve papel importante na aprovação das Leis dos Serviços de Assistência Religiosa das Forças Auxiliares do Estado do Pará – Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, em pleno vigor.
INSTITTUO SANTO EXPEDITO DEFENDEU A ASSISTENCIA RELIGIOSA AOS MILITARES E ENSINO RELIGIOSO DURANTE OS TRABALHOS DA ASSEMBLEIA ESTADUAL CONSTITUINTE DE 1989.
Mande um Comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
A Constituição Estadual do Pará é a mais católica de todas as Constituições do país, pois consagra de forma expressa o direito de assistência religiosa aos militares, aos encarcerados e aos doentes e o direito do ensino religioso aos estudantes do ensino fundamental e médio. Estas normas legais foram escritas na Lei Maior Paraense graças ao trabalho do Instituto Santo Expedito junto aos parlamentares católicos.
Mande um Comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
INSTITUTO SANTO EXPEDITO NA POLÍTICA.
O Instituto vem lutando para aprovar no Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais projetos-de-lei que melhoram a qualidade de vida do Povo de Deus , os quais constam de seu Ideário Político.
O Instituto entende que política é um assunto muito importante para se deixar ao cuidado dos políticos profissionais. A participação política de padres e leigos comprometidos tem sido uma bandeira.
Projetos de lei defendidos pela ICC :
1- Fim da cobrança de honorários advocatícios nas causas em que a Fazenda Pública for Autora ou Ré. (A Comissão de Constituição e Justiça do Senado já deu parecer favorável a criação dos juizados especiais da Fazenda Pública)
2- Fim da cobrança de emolumentos pela lavratura de escritura e seu registro pelos Cartórios de Notas e Registro de Imóveis ( ainda não foi aprovado )
3- - Que aprova o Código de Defesa do Contribuinte (O Estado de São Paulo já aprovou esta lei ) .
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
INSTITUTO SANTO EXPEDITO TRAZ PARA BELEM A IGREJA ORTODOXA.
Diante dos obstáculos que a Cúria Romana coloca para se ordenar um padre ( exige que o candidato faça votos de celibato, de castidade, pobreza, de obediência, de não exercer profissão remunerada, não se candidatar a cargo político etc ), o Instituto Santo Expedito trouxe para Belém a Igreja Ortodoxa, que admite a ordenação de padres casados. Os padres ortodoxos se somariam aos padres romanos na magna tarefa de prover paróquias, cátedras de ensino religioso e capelanias -militares vacantes.
Belem conta com quatro padres paraenses ortodoxos, os quais trabalham em total fraternidade com os padres romanos. Eles vão se candidatar ao cargo de oficial capelão militar no próximo concurso público que abrir.
Mande um Comentário pelo FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
INSTITUTO SANTO EXPEDITO AJUDA A CRIAR A IGREJA CATOLICA CARISMÁTICA .
O Instituto Santo Expedito sempre se ressentiu da falta de um bispo próprio, que não estivesse submisso a Cúria Romana e pudesse ordenar homens e mulheres, casados ou não, para o ministério religioso. Com este ideal, o Instituto Santo Expedito incentivou e deu toda estrutura para o surgimento da Igreja Católica Carismática de Belém;
Um teólogo associado do Instituto foi eleito em reunião de Assembléia- Geral diácono, padre e bispo e posteriormente ordenado, em cerimônias distintas, diácono e padre aqui em Belém e sagrado bispo na Catedral Ortodoxa de Carolinas, Maranhão;
Mande um comentário pelo FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
INSTITUTO SANTO EXPEDITO DESEJA UNIR TODAS AS IGREJAS DE COMUNHÃO CATÓLICA
O Instituto Santo Expedito persegue o desejo de unificar as igrejas de comunhão católica, respeitando a identidade de cada uma. Para tanto sugere que seja firmado Acordos de Inter - Comunhão entre elas
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
INSTITUTO SANTO EXPEDITO CONSIDERA-SE CATÓLICO APOSTOLICO ROMANO E CATÓLICO CARISMATICO.
Em razão de haver nascido na Igreja Católica Romana, o Instituto Santo Expedito se considera católico romano. E por ter ajudado a fundar a Igreja Católica Carismática, com os seus associados, ele se considera católico carismático. Logo, o Instituto Santo Expedito é católico carismático sem deixar de ser católico romano. Faz questão de manter as duas denominações, as quais se completam .
Nesta linha de pensamento, o Instituto não vê nenhum impedimento de um fiel católico ostentar mais de uma denominação particular. Carismático, Ortodoxo, Anglicano. Brasileiro são denominações particulares. O importante é a denominação de católico, fiéis da Igreja fundada por Nosso Senhora Jesus Cristo no ano 30 dC, na Palestina e que chegou até os nossos dias com estas denominações particulares. Todas tem uma mesma raiz – Jesus Cristo. Todas são uma única Igreja – a Igreja Católica.
Mande um comentário através do FALE CONOSCO
-----------------------------------------------------------------------------
INSTITUTO SANTO EXPEDITO CONVIDA AS IGREJAS DE COMUNHÃO CATÓLICA A SE CADASTRAREM NO GRUPO católicos_debates@yahoogrupos.com.br
Coloque um link sem seu site para www.igrejacatolicacarismatica.org.br
Dê suas sugestões para melhorar este site.
Para contato : igrejacatolicacarismatica2010@yahoo.com.br
Visite o site : www.igrejacatolicacarismatica.org.br
Institutosantoexpedito.blogspot.com
É autorizada a utilização das matérias deste site, sem nenhuma restrição, pedindo-se tãosomente que se referencie a fonte.
Belém, 15 de abril de 2006



Nenhum comentário:

Postar um comentário